3i116w

Vale inicia operação da planta de filtragem do Complexo Vargem Grande 411312

Vale inicia operação da planta de filtragem do Complexo Vargem Grande 456755

Ainda em 2021, a mineradora espera iniciar a operação da primeira planta de filtragem no Complexo de Itabira

Por Conexão Mineral 19/03/2021 - 16:17 hs
Foto: Vale
Vale inicia operação da planta de filtragem do Complexo Vargem Grande
Projeto compreende quatro plantas de filtragem de rejeito

A Vale informa que iniciou, de forma gradual, a operação da planta filtragem de rejeitos do Complexo Vargem Grande, sendo esta a primeira de quatro plantas de filtragem que serão instaladas nas operações da Vale, em Minas Gerais, totalizando US$ 2,3 bilhões de investimentos entre 2020 e 2024. Além de reduzir a necessidade de utilização de barragens, o início da operação permitirá uma melhora da qualidade média do portfólio de produtos da Vale com o uso do processamento a úmido no site.

No processo de filtragem, a água presente nos rejeitos de minério de ferro é reduzida, permitindo que a maior parte do material seja empilhado em estado sólido, reduzindo-se, portanto, a dependência por barragens. Ainda em 2021, a Vale espera iniciar a operação da primeira planta de filtragem no Complexo de Itabira. Ao longo de 2022, entrarão em operação a segunda planta de filtragem no Complexo Itabira e a primeira do site Brucutu. As quatro plantas de filtragem de rejeito atenderão usinas de beneficiamento que totalizam uma capacidade de processar 64 Mtpa de minério de ferro.

A adição de 4 Mtpa de capacidade, conforme anunciado anteriormente no Relatório de Produção e Vendas, em 3 de fevereiro de 2021, ocorrerá a partir do 3º trimestre de 2021 junto ao start-up da barragem Maravilhas III, que se encontra em fase final de construção e receberá apenas o rejeito ultrafino das usinas, equivalente a aproximadamente 30% do rejeito total gerado desta operação.

O início das operações de filtragem de rejeitos em Vargem Grande é mais um o na estabilização de produção de minério de ferro e no caminho para o retorno da capacidade produtiva de 400 Mtpa no final de 2022.








Deixe seu Comentário 616s5j





Veja mais 1r682w

Aratu Mineração renova linha de britagem com britador Patriot P300 da Superior 5f565f

Laboratório de testes Valmet: tecnologia para melhorias no processo de filtração 384h1z