3i116w

Siderúrgica adota motobomba para movimentação de carepa no Rio de Janeiro 732f73

Siderúrgica adota motobomba para movimentação de carepa no Rio de Janeiro 4d4x2e

Empresa utilizou as bombas submersíveis WEDA 110LN da Itubombas para transferir o excesso de resíduos

Por Conexão Mineral 17/01/2022 - 20:51 hs
Foto: Itubombas
Siderúrgica adota motobomba para movimentação de carepa no Rio de Janeiro
A carepa é removida através de processos como a decapagem e despejada em tanque em meio aquoso

A carepa, formada por camadas de óxidos de ferro, e o clinquer, constituído por óxidos, calcário e outros elementos resultantes do processo de laminação na indústria siderúrgica, são removidos através de processos como a decapagem e são despejados em tanques em meio aquoso.

Nos tanques, tais elementos concentram-se na superfície do líquido e precisam ser bombeados para o tratamento.

Uma das maiores produtoras de aços planos da América Latina, localizada no Estado do Rio de Janeiro, precisou buscar uma alternativa para a transferência destes resíduos, pois as bombas utilizadas em sua instalação não atendiam à demanda com eficiência, prejudicando a retomada da produção.

A operação exigia que o equipamento possuísse um misturador agregado na sucção para facilitar a homogeneização e, consequentemente, a transferência da lama para os tanques de tratamento.

As bombas submersíveis WEDA 110 LN fornecidas em modo de locação pela Itubombas foram escolhidas para realizar a operação e atenderam todas as especificações, segundo  fabricante.

Estas bombas são projetadas para operar com líquidos que contenham partículas abrasivas e  modelo selecionado é indicado para inúmeras aplicações, como a desidratação de canteiros de obras, minas e áreas salgadas. Seu funcionamento elétrico é compatível com exigências de redução de carbono.

As características construtivas da bomba submersível WEDA 110LN, a facilidade de descarga e o manuseio simples permitiram o bombeamento da lama mais rapidamente e com melhores resultados que a solução anteriormente utilizada, permitindo a retomada de produção em menor tempo e com maior eficiência.

Além disso, segundo o fabricante, a locação de motobombas proporciona ganhos para a operação como um todo, pois os equipamentos são disponibilizados apenas durante o período de uso, reduzindo custo com aquisição e com manutenção.

A solução conquistou o cliente, que optou por incluir as bombas submersíveis da Itubombas em futuras paradas ao longo do ano.








Deixe seu Comentário 616s5j





Veja mais 1r682w

Lubrificação no setor de mineração vai além da manutenção e impacta estratégia operacional 4k4vq

Serviço de campo da Metso reduz em 40% o tempo de reforma de recuperadora de minério na MRN 64m26