3i116w

Samarco entrega projeto de atracadouro nas comunidades de Ubu e Parati 1y3p6a

Samarco entrega projeto de atracadouro nas comunidades de Ubu e Parati 6m5n1f

Por Conexão Mineral 23/07/2024 - 20:37 hs
Foto: Jefferson Rocio
Samarco entrega projeto de atracadouro nas comunidades de Ubu e Parati
O projeto do atracadouro é parte do plano estratégico construído pela comunidade de pescadores e mar

A Samarco entregou, em 15 de julho, projeto de um atracadouro para as comunidades de Ubu e Parati, em Anchieta (ES). A iniciativa, um investimento de aproximadamente R$ 100 mil feito pela Samarco, contempla um atracadouro com dois braços: uma para desenvolvimento das localidades, ou seja, para utilização dos pescadores, e outro para uso turístico.

“A demanda de um projeto de um atracadouro surgiu junto às comunidades e à Associação de Pescadores de Ubu/Parati. Ao entregarmos esse projeto compartilhamos valor com localidades que nos recebem há tantos anos, além de fortalecermos a cadeia produtiva com o objetivo que Ubu e Parati tenham cada vez mais autonomia e empoderamento social”, afirmou o gerente do Porto da Samarco, Rodrigo Abreu.

Juntas, as comunidades de Ubu e Parati possuem cerca de 200 pessoas que vivem da atividade pesqueira. O projeto do atracadouro prevê um braço com 80 metros e outro com 120 metros com um lado de atracação. A construção do atracadouro dependerá de captação de recursos.

“Essa iniciativa é um dos sonhos dos pescadores de terem mais capacidade de ir e vir, de aumentarem a produção e de angariarem fundos para a nossa comunidade”, afirmou o presidente da Associação de Pescadores de Ubu e Parati, Simão Barbosa Pereira.

Programa de Apoio às Comunidades

A Samarco desenvolve há quatro anos um programa de apoio às comunidades de pescadores em cinco comunidades próximas ao Porto de Ubu, operado pela empresa: Porto Grande e Meaípe, em Guarapari, e Mãe Bá, Ubu e Parati, em Anchieta. O programa é uma das condicionantes do licenciamento ambiental do Terminal Marítimo de Ponta Ubu, operado pela Samarco. Nos últimos anos cada comunidade recebeu um atlas que contempla um retrato etnográfico, sociocultural e histórico das localidades.

O projeto do atracadouro é parte do plano estratégico construído pela comunidade de pescadores e marisqueiros da região, por meio do programa de apoio.









Deixe seu Comentário 616s5j





Veja mais 1r682w

Programa de Educação Ambiental da Samarco está presente nas comunidades 1y2x4e

Projeto Mulheres do Santuário preserva o patrimônio cultural imaterial de Conceição do Mato Dentro 4l2i