De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o faturamento do setor de mineração brasileiro alcançou R$ 56,7 bilhões no terceiro trimestre de 2024, um avanço de 5% em relação ao período do ano anterior. Ainda sobre o Instituto, o setor gerou mais de 218 mil empregos diretos e 2,5 milhões de empregos ao longo da cadeia apenas no 1º semestre de 2024. Para 2025, o cenário de crescimento moderado e estabilização gradual da economia deverá influenciar as prioridades das empresas, que buscarão não apenas eficiência e redução de custos, mas também inovação e estratégias de crescimento sustentável. A análise é do Grupo Hub, consultoria de RH com mais de 10 anos de atuação e clientes como Vale, AngloGold, Aura Minerals e Appian Capital Brazil.
Segundo a empresa, frente a expectativa de uma fase de ajustes em 2025, pode-se esperar avanços em setores estratégicos que prometem movimentar o mercado de trabalho, especialmente para posições gerenciais. Além de mineração, os setores de tecnologia, agronegócio, bens de consumo e bancário estarão em alta.
Na análise de Breno Arantes, head de Indústria e Energia do Grupo Hub, o segmento de mineração buscará crescer em produtividade e eficiência, principalmente através de automação e digitalização, focando em redução de custo e em iniciativas visando a transição energética, preocupação constante de toda a cadeia. “Ano que vem a economia brasileira apresentará oportunidades de crescimento para empresas e profissionais dispostos a investirem em inovação, digitalização e sustentabilidade. Conhecimentos nestas áreas serão diferenciais competitivos, especialmente para cargos de gerência e diretoria, que deverão combinar habilidades técnicas e estratégicas”, ressalta. Competências como liderança adaptativa, gestão de mudanças e visão estratégica também se destacarão.
A consultoria elenca, abaixo, os cargos que vão estar em alta em 2025:
Diretor de Operações (COO)
A automação tem sido um elemento chave na transformação da mineração no país. Para conduzir a implementação destas tecnologias e a otimização de processos, o diretor de Operações é um profissional cada vez mais demandado. É ele o responsável pela eficiência operacional de toda a organização.
Gerente de ESG e Compliance
A complexidade das operações da mineração exige um gerenciamento cada vez mais rigoroso para controlar possíveis impactos no meio ambiente. Deste modo, pressões por responsabilidade socioambiental vão seguir impulsionando a demanda por gestores focados em garantir o cumprimento das normas ambientais.
Gerente de Transformação Digital
A modernização das operações industriais traz mais segurança para os colaboradores, aumenta a eficiência e a produtividade, além de reduzir custos. No entanto, muitas empresas têm dificuldade em implementar de forma bem-sucedida seus projetos de transformação digital. Para isso, o papel da liderança é cada vez mais determinante, pois é ela que orientará todo o processo, mobilizando as equipes e transmitindo confiança.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025
Women in Mining Brasil - Conexão Mineral e Women in Mining Brasil