3i116w

Centro de Monitoramento Geotécnico da Nexa integra novas tecnologias em real time 24x7 6u713b

Centro de Monitoramento Geotécnico da Nexa integra novas tecnologias em real time 24x7 5l3s1r

Por Conexão Mineral 21/03/2025 - 19:38 hs
Foto: Nexa
Centro de Monitoramento Geotécnico da Nexa integra novas tecnologias em real time 24x7
No momento, o CMG de Três Marias monitora as áreas do Dique de Segurança e Oeste I

A Nexa Resources inaugurou o Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) na unidade de Três Marias (MG). O novo Centro será abastecido por informações captadas por instrumentos sensorizados conectados em três vias de comunicação: cabo de fibra ótica, satélite, 4G e rádio, garantindo a redundância da comunicação, possibilitando uma ação rápida em qualquer eventualidade detectada pelo sistema. A implementação do Centro visa ampliar a segurança das operações da Nexa por meio de monitoramento contínuo, além de desempenhar um papel estratégico na capacitação das equipes internas e no aprimoramento dos planos de contingência da empresa. 

“Nosso compromisso com a segurança e a sustentabilidade está no centro das nossas operações. Com o CMG, não apenas atendemos às normativas da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), mas também elevamos o padrão da nossa gestão geotécnica, utilizando tecnologia de ponta e uma equipe altamente especializada para garantir mais confiabilidade e transparência na gestão de riscos, alinhando-nos às melhores práticas do mercado e reforçando a cultura de prevenção e mitigação de riscos,” afirma Paulo Nogueira, gerente geral da Nexa em Três Marias. 

O monitoramento, que antes era feito a partir do o às informações que ficavam disponíveis somente a cada 15 dias, a a ser realizado de forma online em tempo real com a inauguração do Centro. Além do monitoramento 24x7, os técnicos responsáveis poderão acompanhar de dentro da sala de controle qualquer variação captada pelos sensores e, a partir das análises das informações recebidas, acionar sirenes de alertas e equipes de campo para verificação in loco. 

“Contamos com sensores de alta precisão e sistemas automatizados de aquisição de dados, como tiltímetros, pluviômetro digital, sensores de níveis, câmeras Full HD, piezômetros e indicadores de nível automatizados, interligados a uma sala de controle com técnicos especializados para análise em tempo real, permitindo uma resposta ágil a qualquer variação nas condições dos ativos monitorados,” complementa Wilian Alencar Rosa, coordenador de Segurança de Barragens na unidade. 

No momento, o CMG de Três Marias monitora as áreas do Dique de Segurança e Oeste I e gradualmente será implantado em todas as dependências da usina. Além de ser mais um instrumento para garantir os mais altos níveis de segurança da empresa, o Centro também atende as normas atuais da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), garantindo maior transparência e confiabilidade na gestão de riscos. 









Deixe seu Comentário 616s5j





Veja mais 1r682w

CBA realiza Seminário Orientativo para reforçar a gestão de segurança de barragem na Zona da Mata 6e4v1s

AMIG cobra fiscalização da ANM após rompimento de barragem clandestina no Amapá 5t1l67