3i116w

Unidade da RHI Magnesita em Brumado (BA) alcança 90% de recirculação e reuso de água industrial 371u

Unidade da RHI Magnesita em Brumado (BA) alcança 90% de recirculação e reuso de água industrial 6o3u1d

O maior forno rotativo da companhia no mundo, localizado em Brumado, também conta com uma estação de tratamento e recirculação de água

Por Conexão Mineral 26/03/2025 - 15:44 hs
Foto: RHI Magnesita
Unidade da RHI Magnesita em Brumado (BA) alcança 90% de recirculação e reuso de água industrial
A empresa investe continuamente em práticas de reuso e preservação da água

A RHI Magnesita tem buscado soluções inovadoras para minimizar impactos ambientais e otimizar recursos naturais em suas operações. Um exemplo desse compromisso é a unidade de Brumado, na Bahia, que alcança 90% de recirculação e reuso de água industrial, evitando o consumo de 998 m³/h e preservando 22 nascentes na região da Serra das Éguas (BA).

A empresa investe continuamente em práticas de reuso e preservação da água em diversas etapas do seu processo produtivo, incluindo britagem, fornos de sinterização e a Usina de Beneficiamento de Minério. Em fevereiro, essa gestão avançou ainda mais com a inauguração do maior forno rotativo de produção de sínter da companhia no mundo, localizado em Brumado, que conta com uma estação própria de tratamento e recirculação de água, reforçando a eficiência hídrica do processo produtivo.

“Nosso compromisso com a gestão sustentável da água vai além da redução do consumo industrial. Buscamos implementar soluções que garantam a eficiência no uso desse recurso essencial e contribuam para a preservação ambiental da região. O trabalho realizado em Brumado é um exemplo de como a inovação pode promover a sustentabilidade no setor”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues, gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita na América do Sul.

Etapas de reutilização hídrica

O modelo de gestão adotado na unidade de Brumado envolve técnicas avançadas para reuso e reaproveitamento hídrico. Durante a etapa de Britagem, a água é coletada, separada e decantada, permitindo sua recuperação e reutilização. Nos fornos de sinterização, a recirculação ocorre por meio de torres de refrigeração equipadas com quatro bombas centrífugas, garantindo a continuidade do ciclo produtivo sem desperdícios. Já na Usina de Beneficiamento, a água é direcionada para um sistema de decantação de efluentes, onde é tratada e reintroduzida no processo industrial.










Deixe seu Comentário 616s5j





Veja mais 1r682w

Vale e Bandes assinam protocolo de intenções para fortalecer transição energética no Espírito Santo 23524i