3i116w

Itaminas adota tecnologia de filtros prensa overhead Andritz 2l2a1u

Itaminas adota tecnologia de filtros prensa overhead Andritz 372150

Processo é feito por meio de filtro prensa que chega a recuperar quase 9 mil  m³ de água por dia

Por Conexão Mineral 18/08/2021 - 15:48 hs
Foto: Andritz
Itaminas adota tecnologia de filtros prensa overhead Andritz
Tecnologia possibilita a substituição de barragem de rejeitos por empilhamento a seco

A Andritz Separation criou uma solução eficiente para o desaguamento de rejeitos de minério de ferro da Itaminas - mineradora localizada na cidade de Sarzedo (MG). Para atender com êxito o tratamento de grande volume de rejeito de mineração, a Andritz fez uso do  processo de filtração, que diminui a quantidade de água no material. Os testes iniciais foram realizados no laboratório da multinacional, localizado em Pomerode (SC).

O uso do filtro prensa overhead de última geração é um projeto robusto com velocidade máxima de descarga de tortas. Entre suas principais características, destaque para a abertura dupla do pacote de placas de filtragem, para a descarga de sólidos em alta velocidade, o dispositivo de lavagem de lonas filtrantes de braço duplo e para a alimentação bilateral que reduz o tempo de ciclo. 

A solução trouxe resultados positivos na atuação da Itaminas para promover uma mineração sustentável, já que a tecnologia Andritz possibilita a  substituição de barragem de rejeitos por empilhamento a seco, otimização de processos e redução de despesas operacionais e de consumo de água - quase 9 mil m³ de água recuperada por dia.

Para a Itaminas, a solução da Andritz promove inovação nos processos de beneficiamento para tratamentos de rejeitos. “ Com esse recurso, eliminamos o uso de barragens de rejeito, criando assim um novo perfil de sustentabilidade e produtividade”, ressalta Gedeon Junio, diretor de Produção e Processamento da Itaminas.

“Um dos grandes pilares para o sucesso deste projeto se deve à grande sinergia entre as duas equipes: Itaminas e Andritz principalmente na fase de campo. A expectativa era muito grande devido à magnitude do projeto e o nível de inovação envolvido nos equipamentos, portanto as equipes colocaram os esforços no propósito de ver a planta de filtragem operando 100%.  Como consequência desta grande sinergia é notória a evolução de cada fase do projeto, com destaque para a fase III, em que tivemos o recorde de montagem, comissionamento e startup em apenas 40 dias”, explica William Leonardi, gerente de Projetos Andritz.








Deixe seu Comentário 616s5j





Veja mais 1r682w

Aratu Mineração renova linha de britagem com britador Patriot P300 da Superior 5f565f

Laboratório de testes Valmet: tecnologia para melhorias no processo de filtração 384h1z