3i116w

Primeiro caminhão subterrâneo elétrico versão trólei da Epiroc entra em operação na Suécia 2i3k3q

Primeiro caminhão subterrâneo elétrico versão trólei da Epiroc entra em operação na Suécia 653y33

Sem necessidade de paradas para recarga e maior velocidade em rampas permite ampliar a produtividade de cada caminhão em até 126 toneladas por turno

Por Conexão Mineral 28/06/2024 - 21:39 hs
Foto: Epiroc
Primeiro caminhão subterrâneo elétrico versão trólei da Epiroc entra em operação na Suécia
Boliden, Epiroc e ABB: primeiro sistema de caminhão elétrico com catenária para mina subterrânea

A Epiroc e ABB alcançaram um novo marco tecnológico na indústria de mineração ao implantar com sucesso o primeiro caminhão subterrâneo elétrico em versão trólei, alimentado por um circuito de cabos aéreos. A apresentação aconteceu em uma pista de teste subterrânea de 800 metros de comprimento na Suécia, com uma inclinação de 13%, buscando demonstrar a potência, capacidade de tração e viabilidade prática da nova solução. 

“Nos últimos três anos, trabalhamos em estreita colaboração com as equipes da ABB e da Epiroc para caminharmos em direção à mina elétrica do futuro”, disse Peter Bergman, Gerente Geral de Área na Boliden.

“O mais importante para nós, é claro, é que a tecnologia funcione em nossas próprias operações, mas também vemos um valor agregado no fato de que, juntos com nossos parceiros, podemos impulsionar o desenvolvimento tecnológico para que o sistema possa ser utilizado em outras minas. Temos orgulho de ter levado este conceito para uma operação prática.” – complementa.

Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a demanda por minerais críticos para a energia limpa deve aumentar significativamente até 2030.

Para atender a esse cenário, a Boliden está implementando um sistema elétrico com catenária na mina Rävliden, pertencente ao complexo de Kristineberg, que extrai zinco, cobre, chumbo, prata e ouro no norte da Suécia.

Utilizando quatro caminhões Minetruck MT42 SG versão trólei da Epiroc, a operação cobrirá 5 km a uma profundidade de 750 metros, resultando em emissões de carbono muito menores em comparação com tecnologias convencionais e estabelecendo um novo padrão para as minas do futuro.

A eletrificação também promete melhorar a saúde e segurança dos trabalhadores, reduzindo emissões, ruído e vibração, além de diminuir o custo por tonelada. 


No projeto colaborativo, a Epiroc forneceu a tecnologia para carregamento dinâmico dos caminhões elétricos enquanto que a ABB contribuiu com a infraestrutura de catenária e componentes da infraestrutura elétrica. A definição de padrões e a interface do veículo foram desenvolvidas em conjunto pelos parceiros do projeto.

O sistema de alimentação por cabos aéreos (catenária) aumenta a eficiência, fornecendo assistência adicional em rampas íngremes e permitindo regeneração da bateria durante a descida, o que melhora a produtividade das operações de mineração.

"Através dessas parcerias podemos acelerar a transformação e alcançar uma curva acentuada na inovação tecnológica de mineração, como fizemos em Kristineberg," disse Wayne Symes, Presidente da divisão de Mineração Subterrânea da Epiroc. "Em pouco tempo, implementamos e entregamos tecnologia para não apenas reduzir as emissões de CO2, mas também para aumentar substancialmente a capacidade de distância de viagem para veículos elétricos de bateria em rampas, reduzir os custos operacionais e melhorar a saúde e a segurança dos ambientes de mineração."

"Estamos entusiasmados e comprometidos em gerar um progresso real para a indústria de mineração," disse Max Luedtke, Gerente Global de Linha de Negócios de Mineração da ABB. "Ver o primeiro sistema de caminhão elétrico com catenária da indústria em operação não é apenas o resultado de uma realização colaborativa com a Boliden e a Epiroc, mas é verdadeiramente um marco da indústria. Lançamos o conceito ABB eMine™ de métodos e soluções para trazer eletrificação para toda a operação de mineração e a instalação em Kristineberg demonstra o poder dessa solução."

Este projeto é apoiado por financiamento da agência sueca de inovação Vinnova, Indústria Sustentável, e contribuirá para a visão da Boliden de ser o fornecedor mundial de metais mais respeitado e de baixo impacto climático.











Deixe seu Comentário 616s5j





Veja mais 1r682w

Volvo CE apresenta soluções em eletromobilidade para mineração em conferência no Chile 4x9g